01/10/2007


Essa semana foi uma das mais diferentes desde o início da viagem... demos uma folga para as bikes e demos um rolê de carona por lugares que estavam meio que fora do roteiro original, foi muito jóia.

Saímos de Ilha Bela cedinho na quarta e tocamos para Caraguatatuba, uma grande amiga minha, a Paulina, tinha pedido que quando estivéssemos passando por Caragua era para avisar que ela ia dar um jeito de nos visitar, ela mora em São José dos Campos o que seria equivalente Curitiba - Caiobá.

Bem, ainda antes de chegar em Caragua tivemos uma surpresa. Estávamos pedalendo tranquilamente, tínhamos acabado de descobrir que a pedalada seria bem curtinha e tranquila quando dois meninos que estavam do outro lado da rua nos chamaram e pediram para a gente espererar, estavam na frente de uma escola pública chamada Márcia Frúgoli , disseram que tinha uma professora que queria conversar com a gente. Foi super legal, entramos na escola e lá conhecemos a professora Márcia de geografia, que já tinha ouvido falar na gente e tinha adorado nosso trabalho nas outras escolas e queria também uma horta na escola.

A gente não estava preparado para isso, o que pudemos deixar lá como incentivo foi o nosso CD com informações e também dar uma olhada no espaço e dizer o que seria possível (simplesmente tudo na verdade). Tomamos um cafezinho e seguimos em frente.

Em Caraguá também queríamos entrar em contato com uma ONG para ver se rolava algum trabalho em parceria, mas chegando lá acabou que os cronogramas estavam meio desconectados e não fizemos nada junto. De lá da ONG liguei para a mãe da Paulina, a tia Alair(não tinha o telefone dela) e acabei ficando sabendo que seu filho, o Filipe estava morando aqui e poderia nos receber.

Tocamos para a casa do Filipe, matamos as saudades dos tempos de crnaça e conversamos a beça. Tinha ficado marcado da gente subir na sexta para Paraibuna, onde a Vera tem uma chacara, ela queria que a gente conhecesse a terrinha dela . Mas passou quarta, passou quinta e não conseguimos entrar em contato com ela, acabou que a tia Alair nos convenceu de nos buscar em Caragua para ir para São José dos Campos, ao invés de eles descerem.

E lá fomos nós novamente, tomados de surpresa e de repente na sexta estávamos em São José dos Campos a uns 80Km de nosso roteiro original. Foi uma delícia, a tia ficou super feliz em nos receber lá. Até a Nana, a cachorra da casa, que nunca aceita cachorros estranho em casa, aceitou a Lara numa boa.

A tia foi logo sugerindo que a gente fizesse uma horta na casa dela. Ela tinha uma espaço vazio que ele queria que a gente enchesse de vida, hortaliaças, flores ervinha. Bem, para quem nos conhece sabe que esse é o tipo de coisa que adoramos fazer, em pouco tempo já achamos umas madeirinha e começamos a dar forma para o canteiro.

Uma baita chuva interrompeu nosso serviço, mas foi uma chuva abençoada. Delícia mesmo. Não sei como está o resto do Brasil mas para aqueles lados está uma seca danada, no caminho entre Caragua e São José tem uma represa que estava com o nível d'agua muito baixo. De noite fomos na casa da Paulina, ver a sua filhinha Catarina e conhecer a casa nova. É bom ver antigos amigos formando uma vida, uma família.

Sábado acordamos cedinho (hábito que não conseguimos largar) e continuamos a hortinha. O que ficou mais difícil foi achar palha para fazer a altura de cobertura vegetal. Também ficaram faltando algumas madeiras para fechar o desenho. Mas foi super legal, deu para a tia ter uma ideia de como se faz o canteiro instantâneo. De manhã chegou de viagem também o tio Robertinho. Ele foi colega de faculdade do meu pai, então a gente se conhece a´muito tempo mesmo.

Esses dias foi como estar em casa da família. Bem jóia mesmo. No sábado à noite consegui entrar em contato com a Vera e ficou marcado de domingo de manhã a gente ir na casa dela e ficar até segunda, para aproveitar bem a chacrinha.

Dito e feito, domingo de manhã aterresimos, em Paraibuna, na pracinha da Igreja. De lá ligamos para a Vera e um tanto depois apareceu a família toda, Marcelo, Isabela e Vera para vir nos buscar.

A chacrinha dela é super legal. É um oásis de verde no meio de um monte de pasto e olarias. Tá certo que ainda não está super produtiva, mas está a caminho de um lugar muito rico em diversidade de plantas e ambientes.

Passamos dois dias de chácara mesmo, assando carne no forno a lenha, conhecendo os vizinhos da região, bebendo queijo e leite frescos, uma delícia. A filinha deles a Isa, tem apenas 4 aninhos e já é super esperta, conhece as plantinhas, sabe onde estão os maranguinho mais madurinhos, uma fofa mesmo, pena que não deui para se despedir dela, fomos embora na segunda quando ela estava na escolinha.

Descemos a serra hoje, de caminhão, uma aventura, sou meio medrosa com carros, hehehe. Chegamos aqui em Caraguá fizemos algumas coisas no centro e viemos aqui para a casa do Filipe tomar um banho e descansar.

Amanhã os planos são de chegar em Ubatuba, mas entre isso e chegar lá só Deus mesmo para saber se vai sair de acordo. :P Dizem que estrada é muito linda e pouco movimentada, com grandes sibidas e grandes descidas... vai ser uma aventura!!


5 comentários:

Anônimo disse...

Amei ler o post de hoje e ver tantas pessoas conhecidas nas fotos! É muito legal saber que nós fazemos parte dessa história, que somos um capítulo "família" nesse seu diário de bicicleta! Vamos continuar acompanhando o trabalho pelo Brasil. Vão com Deus!!! Beijos, Paulina, Rodrigo e Catarina :o)

Anônimo disse...

Mais uns "metros" da aventura de vcs.
Foi muito dez vcs. encontrar com Alair & Roberto e família.
bjs.
Enviei as fotos do quintal/ selva amazonica da Rosa Saporski.
Bjs.Mada

Martha disse...

E aí pessoal! Ainda lembram da galera do sul? Entramos aqui para ver por onde vcs andavam... Maravilha!!! Ficamos por aqui dizendo que vcs serão sempre bem vindos para uma banda de Gurgel pelo Cassino.
Muita sorte e alegrias!!!!
Abração, Martha e Diego.

Anônimo disse...

e aii ramones aqui é o yuri. lembra irmao da tati rsrsr massa esse projeto de vcs, muito bom mesmo eu voltei de ubatuba esses dias e quando chegeui em casa minha irma mostrou o blog de vc's mas ja esra tarde ja tava aqui mas vou daqui umas duas semanas pra ai denovo eu acho,, e 1 de deazembro vou estar em angra dos reis talvez se tivermos por perto vou ate ai dar uma aloo .... abraço e boa sorte

Buchudo disse...

Olá amigos,

Uma rápida passagem para dizer que estamos conferindo tudo! Ubatuba rlz!! \o/

Sucesso...

P.S.: Ramonão, Sábado o Paraná vai rasgar o Mengão!! :D