17/09/2007

Caracas!!!

Semana intensa aqui por esses lados, o que a nós realmente queríamos quando pensamos nesse projeto no inicio... está se realizando aqui em grande escala. Por isso essa semana, apesar de ter tido acesso ao compt praticamente todos os dias, não tive tempo de esvrever uma palavra. Preparem-se para um post longo .

Logo segunda feira já entramos em contato com a pessoa que iriar realmente nos por em contato com a comunidade daqui, em específico a comunidade escolar. A Vera, uma pedagoga que trabalha na Secretária de Meio Ambiente, ela abraçou o projeto PedalEco Brasil , e durante a semana já fizemos diversas ações em vários lugares. A Vera acabou tornando-se uma grande amiga e parceira das atividades.



A Secretaria do Meio Ambiente está nos dando a maior força, nos disponibilizando materiais no lugar e na hora certa.Almoço nos dias de serviço, os contatos com as escolas... esta tudo muito intenso. Trabalhar em parceria com a SEMAM nos proporciona esperiências incríveis como a de chegar em uma escolinha municipal com literalmente um caminhão de mulch. Foi incrivel!


Logo na terça fomos visitar a escola Henrique Botelho onde seria nossa primeira ação, o espaço muito ensolarado promete ser uma horta liundíssima, se a sementinha que plantamos lá brotar.

Na quarta, fomos fazer uma espiral de ervas com a meninada, as pedras vieram do viveiro da prefeitura, assim como a palha, a terra e as muda. Antes de iniciar a construção propriamente dita fizemos uma dinâmica com o objetivo de nos tornamos uma espiral e nessa forma discutir esse padrão. Qual sua importância, suas prováveis funções?? Onde mais na natureza eu encontro esse padrão?? Depois de discutir durante um tempo, tentamos reproduzir o aspecto 3D da espiral de ervas em nós mesmos.


Como a criançada precisa que se mude a todo o momento de atividade, logo partimos para o mão na obra, primeiro onde está o norte? Como a espiral se posiciona?


E assim passo a passo construímos uma bela espiral (resumindo se não fica muito longo mesmo :P). Também construimos uma composteira, e de lambuja, um canteiro de flores.


Na quinta conhecemos mais dois locais de serviços, um na escola estadual Josefa e outro num Centro Comunitário, onde funciona um projeto chamado Viração, que funciona o dia todo e onde as crianças encontram no contra turno, além de muito amor, aulas de capoeira, takoendo (?), yoga, dança, artes.

Na escola ficou marcado para segunda a tarde (hoje) uma horta mandala e no Viração para o dia seguinte (sexta), uma atividade lúdico-ambiental.


No Viração foi uma experiência mágica, convidamos as crianças a percorrerem uma trilha com os olhos vendados previamente preparada com diversos tipos de sensações, pisar nas folhas, na água, na areia, sentir o aroma de um incenso, as folhas roçando em seus rostos...Ouvíamos dizer espantados: “Nossa aonde estamos?? Uma floresta?”, “Eles pensavam que a pequena poça d’água por onde iriam passar era um poço profundo, com bichos. Eles estavam apenas no quintal do Centro, onde brincam todos os dias, mas foi só fechar –lhes os olhos e incitar seus outros sentidos, que um mundo inteiro brotou de suas mentes.


Ao final da atividade propomos uma roda e apresentamos o bastão da fala, que aprendemos no enca, e tem muito poder pois muitas das crianças que nunca falavam, nunca participaram, fizeram questão de ir ao centro da roda, pegar o bastão da fala e compartilhar com seus amigos sua experiência vivida. Foi lindo.


Sábado, dia mundial da limpeza de rios e praias, fomos para a praia catar lixo, e no dia seguinte, aproveitamos o sol, a piscina do camping e o tempo livre.


Hoje, te contar, cacetada, desde as 8:30 da manhã, carregando palha, terra, cavando buraco, interagindo com uma média de 30 adolescentes por vez. Num ritmo alucinado e também muito gratificante.


Resultado, imediato foram três hortas, vários exemplo de formato para canteiros em mandala. O buraco da ferradura, a semente de feijão e a estrela, ou flor. Resultados a médio e longo prazo, muitas sementes em corações muito férteis.



Teve uns que ficaram até mais tarde, outros que mataram aula de educação física para ajudar a gente. Uma linda, que rezou, canteiro por canteiro.... preciosa.

Saímos de lá e aqui estamos, mandando notícias para vocês...
Queríamos agradecer de coração o pessoal que deu um alô, Guarujá!! A Lis, ...que saudade guria, que bom que você está por aí!! Todo mundo mesmo, que massa... Nossa idéia com o blog é que vocês sintam como esse mundo ainda tem jeito. Que as mudanças estão ocorrendo, que a hora de agir, de plantar.



Viajar é necessário, precisamos caminhar,
Suplicar a toda a Terra a paz nuclear,
E unir nossas forças que o futuro é já.

7 comentários:

Anônimo disse...

Apesar do coração apertado pela saudade e da falta de vcs. fazem; tenho muito orgulho do que vcs. estam fazendo pelas pessoas que precisam tanto.
O que e como fazemos por um pequeninhinho aqui, e como se estivessimos fazendo p/ JESUS CRISTO.
DEUS abençõe e proteja vcs.
AMO VCS DE MONTÂO!!!
Mada

Anônimo disse...

Olá, pessoas!

Aqui Nathalie, do portal Trilhas & Aventuras, para onde vocês mandaram uma mensagem divulgando a viagem e pedindo apoio. Pois bem! Queremos dar esse apoio!!

Dei uma lida na mensagem e em algumas coisas do blog e preciso entrevistar vocês... Não sei como, mas preciso!
Tenho disponibilidade de telefone e, é claro, email.

Entrem em contato assim que possível. Vamos divulgar isso tudo.
nathalie@trilhaseaventuras.com.br
ou, na parte da tarde, durante a semana, em (24) 3355.8586. Esse telefone é da rádio onde eu trabalho... podemos usar esse número para a entrevista.

Abraços cordiais.
Aguardo breve contato.

Nathalie
www.trilhaseaventuras.com.br

Anônimo disse...

e ai cleverson e debora
massa
aqui é o joaquim que era de pelotas.
me casei com mina aquela e saimos de bike
tamo em sao paulo
e vamo pra santos la pela seman que vem
vamo pegar a rio-santos e vamo embora pra bahia
vamo pegar uma terrinha e iniciar a nossa vida juntos
aí quando vcs passsarem por lá
podem contar com o amigo
um abraço grande
joaquim

Anônimo disse...

Muito bom abrir hoje o Blog e ler tanta coisa boa!

Até piscina rolou! Estão ficando muito metidos hein!

Qual o próximo destino? Como estão os contatos?

Estamos preparando o vídeo-release (semana corrida, aliás, mês corrido!!)

Precisando é só gritar, aguardo contato.

Até mais!

Rodrigo e Image & Art Team

Anônimo disse...

Irmãos!
Coisas aconteceram... voltei a Curita... cara... nem eu to acreditando Cleverson... queria poder compartiulhar ao vivo... details on mail! :D
Cara... cada vez fico mais feliz de vcs terem entrado na minha vida... dá uma alegria "da porra" de ver o que vcs estão fazendo! Vc é "o cara" né... e a dé... bom... a dé tb é "o cara" rs :D
É isso irmão... aquele abraço e se cuida ae... vo mandar a energia... 1,2,3, foi! :D:D:D
Careca

Anônimo disse...

Oieeeee!!!
Noooooooossa!!!! Q show isso td que tá rolando aí hein!??? Mt lindo e emocionante mesmo...Com todo esse trabalho e cuidado de vcs, Deus só podia iluminar o caminho de vcs mesmo né!!
Por aqui td bem tbm!
Bjosssss
Cintya

Anônimo disse...

oi
tenho muito orgulho de vocês!
o que vocês estão fazendo é muito lindo
Deus ilumine sempre seus caminhos
bjos
tia Alcione