24/05/2007



E aí galera!! Então, foi confirmada nossa chegada no litoral paranaense para essa semana, e a tal da confraternização será no outro fim de semana, do dia 02 para o dia 03 de junho... Vão se programando aí!!

Talvez a gente fique na casa de veraneio de uns parentes em Shangrilá, mas isto está para se confirmar ainda, próximo post passo mais detalhes, esse é para deixar vocês de sobreaviso!! Fazemos questão da presença dos amigos, parentes e de todos os irmãos na luta!



De Bombinhas para cá (Itapoá) foi um pulo. Pedalamos um monte. Foram dias em que realmente cansamos, não houve grandes acontecimentos. Saindo de bombinhas pedalamos até Piçarras onde dormimos de frente para o mar, visual lindíssimo.



De Piçarras pedalamos até São Francisco do Sul, por dentro. Pegamos uma estrada de chão danada de pesada. Passamos por um assentamento do MST lindo! Onde desde o ínicio de sua implementação todo o enfoque foi ecológico, desde a contrução de suas casas com tijolos de Adobe, a coleta da água da chuva, o tratamento dos efluentes até o plantio de frutas, verduras e legumes. Lindo mesmo, são 10 famílias assentadas em 51ha de terra no meio da serra.



Em São Chico aconteceu uma coisa bem engraçada, um senhor nos indicou um terreno para passar a noite: "Podem dormir lá, não tem problema, os donos nem aparecem por aqui". Realmente, era um terrenão gigante, com duas fileiras de palmeiras real gigantescas fazendo um caminho até uma casa dessas bem antigas, rosinha, de tês andares, lindíssima, mas parecia abandonado. Depois ainda conhecemos uma das donas do terreno, que apareceu assustada achando que éramos indigentes invadindo o terreno e tal, que foi super simpática, se interessou pelo projeto, pegou email, etc. Ela até nos emprestou um cobertor para passar a noite que prometia ser muito fria.

.

Os vizinhos do terreno, o Magrão e seu irmão Carlos abriram a porta de sua casa e nos emprestaram o banheiro para um banho quentinho e o fogão para cozinhar, seria impossível fazer comida no nosso fogareiro devido ao vento, e olha que a broca era grande!

No dia seguinte (hoje) fomos dar uma volta na cidade, enquanto esperávamos a barca que iría nos levar de volta ao continente, e pesseando e conhecendo, descobrimos que o terreno da casa que a gente dormiu era patrimonio histórico da cidade, a Casa do Barão! Doidera.

Depois de atravessar com a barca para o continente foram apenas duas horas de pedalada leve até Itapoá, onde vamos ficar na casa de velhos amigos da familia uns dois dias para botar a casa em ordem e tocar para frente.. Daqui até Pontal, ou Shangrilá é um pulo.



A vida na estrada está nos dando muitas lições, estamos vendo que nesse mundo, quando a gente tem bondade no coração as coisas boas acontecem com a gente, pessoas de coração puro que ajudam sem a menor restrição, verdadeiros anjos que nas horas em que mais precisamos aparecem assim, como se fosse mágica!


Necessidade não passamos nenhuma até agora, claro que há restrições, comparado ao padrão de vida que levávamos. Mas isso não é problema, estamos conhecendo lugares lindíssimos, e vivendo momentos muito fortes. Não tem como explicar tudo assim, aqui. É só vivendo mesmo.

Estamos vendo cada vez mais a necessidade que o mundo tem de uma reviravolta. Precisamos urgentemente abandonar nossos velhos hábitos consumistas para algo mais leve, mais limpo, mais humano.

Coisas simples mesmo. O planeta Terra, nossa casa, nossa Nave Mãe urge por isso, pelo menos se quisermos continuar por aqui. Não quero ficar exemplificando cada coisa que poderíamos mudar para reverter o quadro ambiental de Gaia, todos nós sabemos onde pecamos, os pequenos exageros, a ganancia, a vaidade, os velhos e podres hábitos da nossa sociedade, ninguém é burro.

E a hora é agora de mudar. Gente, não é brincadeira não, o tempo todo o tempo passa e cada vez mais estamos nos aproximando de um ponto onde vai ser irreversível, temos uma bola de neve para freiar por aí. SEJA A MUDANÇA QUE VOCÊ QUER NO MUNDO. Não espere que seu vizinho mude, não espere que seu governo faça algo, não espere você ter mais dinheiro ou qualquer uma dessas desculpas esfarrapadas que as pessoas dão para adiar uma mudança de atitude. A HORA É ESSA E NÓS TEMOS QUE PLANTAR.

OM SAI RAM
(O Deus que está em mim cumprimenta o Deus que está em você)

Um comentário:

Anônimo disse...

Que legal ..... estão na casa do Carlos e Eleine?!?!!?!.... manda um grande beijo p/ eles.
Estamos com muitas saudades.
O Sam não estava muito bem, com uma forte virose, hj. esta melhorzinho.
Bjs. a vcs.
Mada