23/04/2008

Hoje não vou falar muito, mas vou colocar algumas fotos que mostram algumas coisinhas do nosso dia a dia na roça!

Isso aí é um dos dias de raspar mandioca. Para se fazer farinha de mandioca, planta-se a mandioca, depois de um ano, colhe, raspa, moe, prensa e depois torra. Uma prática que vemn desde a época dos índios. Sempre quando tem mandioca tem mutirão, todos que podem comparecer no dia se sentam e raspam mandioca, vem as crianças, os velhos, todo mundo ajuda, depois tem o almoço comunitário, às vezes é tanta gente que falta talher e comemos com a mão mesmo. Como na maioria dos lugares onde se cria gado em São Gonçalo existe uma praga, a brachiária. É um pasto muiito voraz, que toma conta de tudo, e apenas o gado come, não serve para burro, nem jegue, que é o que eles mais criam por lá. Para acabar com ele só com veneno ou com muita luta. A gente aprendeu com os acampados do MST no Paraná uma técnica que facilita um pouco. Ilustrado na foto acima. Quando eu disse que nossa despensa fica sempre cheia, não estava brincando. Essa foto mostra apenas os produtos planatados e colhidos na região e tem muito mais, não coube tudo na foto. Esses bichinhos são abundantes por aqui, e seu tamanho impressiona. Esse encontramos andando no terrero de casa. Eles indicam que existe na região alta massa de matéria orgânica vegetal, eles se alimentam disso e apesar de asquerosos são inofensivos e muito importantes para o ciclo vital da Terra.
Outra coisa legal aqui é poder fazer o que se usa. Por exemplo aqui estou tirando urucum para fazer colorau. Isso mesmo, colorau feito com o urucum tirado do quintal. Fiquei sabendo uns tempos atrás que estavam colocando um químico cancerígeno nos coloraus vendidos em supermercados, bem, não temos mais esse problema. Foto das plantinhas vindo, espero que em breve eu tenha para mostrar para vcs plantas maiores, saudáveis e seus frutos. Estamos lutando bem para adaptar o que a gente sabia de plantio no sul para aqui na Bahia.





Fotos de três fases da cisterna sendo contruída, a última da gente coletando água da chuva com uma lona. Por incrível que pareça a bomba estragou, o cara arrumou, mas agora ela perdeu a pressão e a água não chega mais em casa. Pfffff, logo agora que terminamos a cisterna. Mas é assim mesmo, um dia após o outro, sempre na luta.

Beijos

12 comentários:

Anônimo disse...

Oieeeee!!
Ai q bom q vcs escreveram!! eu tava achando mt grande o espaço de tempo entre uma postagem e outra!aí começa a preocupação né...
mas bom ver q vcs estão bem.
por aki td susse tbm, td mundo trabalhando, estudando, e com saúde.
se cuidem!
bjos
ci, mãe, gabi e henrique

Anônimo disse...

Foi muito bom falar com vc. hj., estava com saudades.
Tivemos um dia lindo hj. , com muito sol.

Que bom que vcs. vão ter água.... como ela faz falta.

bjs. Amo vcs.
Mada, Wil, Lí e Sam.

Anônimo disse...

Cleverson!
Eae meu irmao???? como anda a vida? pelo jeito com muito trabalho né??? me diga uma coisa: a dé levou meu livro verde tb? pq eu já mandei ele pra vcs poderem usar né... já q eu vou demorar um pouco pra começar a mexer na terra :(
Quando der manda um mailzão ae irmao... ow... deixa eu te contar uma... c nao vai nem acreditar: o adriano e o são nunca subiram pro 7°! adrino pro crm e sao nunca pro BI! massa né :D! até q enfim!!
eu to numa correria animal aqui no trampo novo... mas to gostando pra caramba... cada dia aprendo algo novo... isso é bom demais!
Saudades pra carai irmao! Ve se manda notícias!
Abraços pra vc, beijo pra Dé!
Careca

Anônimo disse...

oi,
que bom saber que vocês estão bem!
que Deus os abençoe, muita paz
bjos
tia Alcione
Amo vocês!

Anônimo disse...

Cleverson e Deborah,

Estamos com saudades!

Vimos as fotos, Legal !

Mandem fotos de Taboquinhas e da casa de voces, Ok ?

Eu e o Prado ficamos imaginando um dia ir visitar voces !

O irmão do Prado tem uma fazenda na divisa da Bahia com Minas.

Quando é que voces vem a Curitiba novamente ?

Um abraço do Pai !

Anônimo disse...

Acabei de falar pro ike q quero ir visitar vcs, ele ja quer ir morar com vcs...bom, aí o neocio é outro né, hehehehe!
Bjão pra vcs, estamos com muita saudades.

Cris & Ike

Rodrigo Knoeller disse...

oláá...
nao sei se lembrar de mim!
qdo estiveram em Guarujá... eu fiz um release pra vcs... lá na produtora do rodrigo, onde vcs estavam!
estou divulgando o projeto no meu blog... e usei aquele mesmo release!
pode até estar um pouco ultrapassado.. mas enfatiza que vcs passaram pelo nosso querido Guarujá.
Por favor, deêm uma olhada: www.musicaminha.blogspot.com

um grande abraço, sucesso e que Deus continue abençoando-os

Buchudo disse...

Olá amigos,

Muitas saudades de vcs... Gostaria poder visitá-los, mas acho que vai ficar para uma próxima, os feriados a partir de agora não ajudam mais, mas quando menos esperarem, a família 3M aporta por esses lados.

Sucesso a todos!

Buchudo.

Anônimo disse...

EEIii Deborah e Ramones!!!
Saudações e saudades!!

Aqui em Curitiba tá Friiiiioo já, acabamos de voltar do EREB, e, apesar dos perrengues e da má organização, voltamos com aquela pilha massa para trabalhar, construir, aprender e pirar... muito bom encontrar o povo que está fazendo alguma coisa e se inspirar...

então, ENEB esse ano é no Maranhão, né... o que vcs acham de pegar uma carona conosco no ônibus e dar uma oficina lá no encontro??
estamos com saudades, e tentando sempre cultivar a sementiinha que vc plantou, deborah!

mandarei fotos quando der...

beijocass

FER GURGEL

Anônimo disse...

Ramones, nossa cadeia alimentar precisa de outra coisas além das frutas.... cara, tem que ingerir tb. proteínas , calcio, ferro, carboitratos...
abração para Deborah.

Anônimo disse...

Ramonão e Deborah,

Muito bom saber que estão bem, felizes, cheios de energia e trabalho pela frente.
Creio que será difícil fazer uma visita, mas vcs sabem melhor do que nós que a vida é mesmo cheia de surpresas. Espero que ela nos faça uma bem legal e q nos encontremos em breve.

abraços fraternais

Rordack, Mônica e Helena

Anônimo disse...

OI Amigos!!!!!

Muito bom, n�.
Se eu estou adorando tudo daqui, imagine vcs a�...
Bjos � todos, estamos com saudades...
Muita luz proces.
Nahyr