19/04/2007

Novamente as coisas mudaram totalmente de figura, fomos abrigados, alimentados e ainda desenvolvemos um projeto junto à prefeitura daqui. Passemos aos detalhes.

Logo após sair do computador da biblioteca pública o Clé teve a brilhante idéia de ir na Brigada Militar pedir pousada, lá a Sargento Elaine foi de uma solicitude tremenda e nos indicou a prefeitura dizendo que lá eles iriam adorar nossa história e com certeza iriam nos ajudar. Fomos à prefeitura e quando eu cheguei lá para explicar quem éramos e de que precisávamos, nem gastei saliva, a Elaine já havia ligado, explicado tudo e aberto todas as portas.

Fui levada à secretaria municipal do turismo, lá eles ligaram para deus e o mundo para nos arranjar um lugar para ficar e conseguiram uma sala comercial desativada, onde havia banheiro, pia e espaço suficiente para as bicicletas e para armarmos a barraca e dormir dentro. Além disso nos presentearam com uns baita X-Salada e duas Sukitas geladíssimas.



No outro dia (terça), voltamos na prefeitura com o intuito de desenvolver algum projeto de Educação Ambiental ou qualquer outra atividade em troca da ajuda que nos deram. Falei com várias pessoas e rapidinho foi marcado para quinta fazermos uma espiral de ervas com mulheres do projeto Gente da Terra. Também foi marcada para quinta uma entrevista na rádio da cidade.

Na quarta ficamos vadiando pela cidade, conhecendo, passeando, pegando Sol, tendo o merecido descanso de que precisávamos.


Hoje (quinta) de manhã fizemos a Espiral com as mulheres, foi simplesmente lindo! As mulheres foram extremamente participativas. Comecei a atividade com uma dinâmica, com o objetivo de envolver os participantes, de se sentirem como uma espiral, de a enxergarem tridimensionalmente e entenderem sua funcionalidade. No início ficaram timidas mas depois, como era esperado, se soltaram.

A segunda parte foi a construção da Espiral em si, todas queriam participar, carregar as pedras, empilhá-las, encaixá-las, resolver um quebra-cabeça sistêmico e tridimencional, foi incrível ver como facilmente elas entenderam o que era para ser feito, talvez a dinâmica antes tenha ajudado.

Terminada de montar a Espiral foi colocada a terra e posteriormente feito o plantio das ervas, colocamos o mulch (cobertura vegetal) e por último foi feito o laguinho. Depois de terminada a espiral conversamos mais um pouquinho a respeito de como ela funcionaria e foi dado (por elas mesmas) alternativas de materiais para a construção da Espiral. Durante a manhã fomos honrados com a presença do Secretário do Meio Ambiente (Vilmar) e um jornalista local (Sérgio), que registrou a atividade e vai publicar a matéria no jornal.

Depois de carregar pedras, terra e plantar a fome era imensa, mas não teríamos tempo de fazer nosso almoço, tendo em vista nossa condição precária de cozinha, então através da Mara (funcionária da secretaria do meio ambiente) fomos agraciados pelo Secretário Vilmar, ex-prefeito com dois almoços arregadíssimos e delicioso, com direito a peixe, salada e suco.

Satisfeitos, fomos dar nossa entrevista na radio, foi super divertido, muito mais organizado do que a última que demos lá em Pelotas. Tivemos oportunidade de falar sobre nosso projeto, sobre as coisas em que acreditávamos, sugerir um projeto de coleta da água da chuva e mais um monte de coisas.


Depois de fazer a entrevista voltamos à prefeitura para deixar um manual passo a passo para que a técnica da espiral de ervas seja multiplicada na cidade, e essa era a intenção da Mara quando escolheu as mulheres da Gente da Terra para fazer a Espiral, para que elas se tornassem multiplicadoras desse conhecimento. Ficamos muito gratos pela oportunidade oferecida de ajudar.

Agora aqui estamos, fazendo atualizações no Blog, e ATENÇÃO, não foi só o dia de hoje que foi postado, o Post anterior foi totalmente remanejado, adicionado detalhes e fotos, porém se lhe interessar é bom que leia de novo. Também foram adicionadas fotos referentes ao mutirão na casa do Rodrigo.

14 comentários:

Anônimo disse...

Cleverson e Deborah,

Estamos orgulhosos de voces !

Parabéns pela trabalho e atitude em prol dos mais necessitados.

Um abraço !

Seus pais.

Anônimo disse...

Vou acompanhar aqui do Bal. Pinhal sua tragetória até o final da viagem. Que tenham muito sucesso e que seus objetivos sejam alcançados. Vamos ver e aprender muito com vocês dos diferentes lugares por onde estarão passando.

Anônimo disse...

Com muitas saudades deixo mEU oiiiiiiiiiiii aqui. Sigam a jornada nunca esquecendo que com DEUS tudo fica mais fácil. Fico imensamente gratas por todas as pessoas que tem sido VERDADEROS ANJOS nesta caminhada .
A TODOS QUE TEM AJUDADO VCS. , o meu MUITO OBRIGADA !!!
MADA.

Biologia UFPR disse...

deborah, queria saber que ervas são legais e fáceis de plantar com crianças, e árvores, mudas, estou pensando em sugerir uns plantios tanto pra escolinha q dou aula, como pra minha casa e tbem aqui pro pessoal do bairro.
onde vc acha que eu consigo mudas aqui em curitba?
e, sobre as árvores, então, minha prima mais nova me deu uma idéia de plantar uma árvore a cada aniversário d alguém... pq quando vc faz essa ligação com algo pessoal seu a coisa adquire mais sentido tb, principlamente pras crianças. então, queria umas dicas de árvores que tenham um crescimento razoável pra gente fazer essa brincadeira.

BEIJOS
fer gurgel

(fernandafaustodealmeida@ufpr.br)

Anônimo disse...

oi, e ai como vcs estão???
Aqui é a Emanuele da Biblioteca Pública Municipal de Balneário Pinhal, quero desejar-lhes muita sorte pelos caminhos que ainda serão percorridos...
Estamos aqui torcendo por vcs e foi muito bom poder ter os conhecidos, parabéns pela coragem.
E irei acompanha-los pelo site.
Grande abraço!

Anônimo disse...

Oiee deborahh e clee... blz??? so to passando pra dar um oi.. hehe... vcs ñ tem mais vidios???
beijokas
Lidia

Anônimo disse...

O trabalho de vocês tá muito massa!!!
Parabéns mesmo!!!
É bom poder saber como vocês estão...
Deixa eu contar...umas duas semanas atras o Plug da RPC foi la no caeb pra filmar a nossa área de recuperação... o programa deve passar esse sábado... tentem ver no site da rpc ou no youtube... poxa Debora, queria muito que você estivesse lá nesse momento... não parei de pensar em você um segundo...
Mas sei que a pira que vocês estão vivendo é muito importante e só tenho que ficar feliz por vocês!!!
Desejo muita força pra vocês continuarem pedalando e ajudando a galera!!
Beijos com saudades!!!

Anônimo disse...

oi.... acabei de ler a reportagem do jornalzinho onde vcs. aparecem. Se alguém quizer ler ler e só entrar em http://www.balneariopinhalrs.com.br/ . bjs GRANDE DE SAUDADES P/ VCS.
Te amo, filha !!!!
Madalena.

Anônimo disse...

Ahhhh... guria que saudades, tá tudo muito lindo, o blog tá lindo!!!!
Tô com muitas saudades!!!!
mesmo!!!
Agente tá ficando quase louco aqui com o EREB que é daqui a dois dias mais acho que vai dar td certo no final...
Amiga flor , te amo muito... e estamos emanando td qie é de bom, belo e sereno para vcs tá?!!!
Até mais querida ...e queridos Clé e LAra!!!

Anônimo disse...

Ta lindo, Deborah!!! Continue!!! Beijo grande,
Paulina :o)

Buchudo disse...

Galera bagual!!

Continuamos dando uma "espiadela" no BigBlogger dos "loucões"!! Estes sim são nossos verdadeiros heróis... Sucesso!!

Abraços do amigo que está com muitas saudades.

Buchudo.

Anônimo disse...

Aprendi muito com vocês naquele dia da espiral de ervas..vocês deixam saudades por onde passam. Beijos Mara - Bal. Pinhal

Anônimo disse...

E aí prima!

Olha só, demorei pra escrever, mas to aqui.
Estamos aqui acompanhando essa aventura, a maioria com inveja, hehehe.

Como está a estrada? Tranquilidade?
bjoss

um abraco pro cleverson

www.clebersa.com.br disse...

Qudo vcs voltarem, vou querer um autógrafo!
:)