04/03/2007

Isso é condição de vida???
Como descrever o dia de hoje???!?!??!?!? Em primeiro lugar só dizendo que foi indescritível. Muitas expereiências para assimilar de uma vez só!!! Fomos novamente para a comunidade Santa Bárbara para procurar materiais para fazer a captação da água da chuva... Bem, na verdade não havia quase nada que servisse.

Pocurando materiais.

Na verdade eles não tem quase nada, é um terreno invadido, não existem no mapa, a água é "roubada", a eletricidade puxada. De uns tempos para cá o cano que levava água para eles secou. Cria-se porco, gato, cavalo, galinha, pato, cachorro e filhos no meio de um lamaçal e lixo. É realmente muito triste.

Ontem quando fomos lá pela primeira vez ficamos muito chocados, um fedor, um monte de cachorro sarnento. Ficávamos olhando em volta pensando :"Que diabos nós podemos fazer para realmente ajudar eles???????" Triste concluir que na realidade quase nada. Mas podemos dar um pouco de amor, de atenção, informação.... mais que isso, não sei.

Mas como eu estava dizendo, fomos para lá catar algumas coisas para fazer a coleta da água da chuva, separamos o pouco que achamos e daí fomos visitar um amigo de Joaquim, o Elizeu. Ele tem um programa em uma rádio comunitária e nos convidou para dizer algumas palavras a seus ouvintes. Pois bem, almoçamos na casa dele e fomos para a rádio. Lá falamos um pouco da nossa aventura e tivemos abertura de falar sobre Permacultura, ecologia doméstica (hábitos modificados que podem mudar o mundo), água, MST e mais um monte de coisa!! Foi bem divertido, nunca haviamos tido uma experiência dessas.



Falando na rádio comunitária


Voltando à comunidade começamos a contruir a tal da coleta, bem, saiu tudo MUITO improvisado, um emenda daqui, amarra de lá. A aparência totalmente tosca, mas era a única forma de mostrar como se constroe a coleta e vou te dizer.... funcionou. Pois recém a gente tinha acabado caiu uma chuva rápida, só para testar... Massa. Hoje construímemos esse, amanhã estamos pensando em construir mais dois ou três... A Vanessa que foi a beneficiada de hoje já disse que vai tentar arranjar uma calha mais decente para substituir aquela que instalamos hoje. E as coisas vão se ajeitando assim, faz-se com o que se tem a mão.

Detalhe da calha




Aproveitem enquanto nós temos internet facinho, facinho... provavelmente não será assim sempre... Tem lugares que vamos ficar dias, talvez semanas sem dar as caras... Ateh mais então

7 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Oi Deborah e Ramones! Cadê seus tererês Deborah? Tenho fotos do churras de despedida, como faço pra mandar? Beijos e abraços. Sushi

Anônimo disse...

Muito dez o que vcs. estão fazendo. Parece pouco , mas é muito valioso mesmo.
Mada

Anônimo disse...

a dona Mercedes mandou um abraço p/ vc., o Puff foi lá hoje e ela mandou falr isso p/ vpcê. Um beijo do Samuel

Anônimo disse...

Que massa que vcs dois estão fazendo algo DE REAL para mudar o mundo!
Ao mesmo tempo que fico triste de ver a situação do nosso povo ainda acredito que as coisas possam mudar... e vcs são o exemplo de como isso pode acontecer! :D

Abraços e muita Luz pra vcs!

Careca

Unknown disse...

Daê doidêra!!!!!
vc's são foda mesmo!!!!
........e pedala Robinho!!!!!!

Anônimo disse...

bla bla bla bla.... cuidado.