09/03/2007

Bem, era para a gente ir embora hoje, mas acontece que pusemos umas fotos para revelar ontem e esqueemos de ir buscá-las, assim a gente vai ficando... O comércio aqui em Pelotas só abre às 9h, enquanto isso eu escrevo aqui notícias.

Quarta feira nos empenhamos para encontrar a Irmã Assunta, tia do Fábio, grande amigo do IPEP. E que velhinha difícil de achar, uns acham que ela está num lugar, outros dizem que ela está viajando, outras dizem que ela ainda nem saiu de casa hoje... E assim, depois de rodar a cidade (exagerada!!) conseguimos encontrar ela (no primeiro lugar em que procuramos). E conversamos e conversamos... Elas nos contou suas aventuras nas missões em Goiás, do seu trabalho no presídio de Pelotas e de como ela vem mudando a vida de muita gente através do amor. Fomos convidados para almoçar, depois do almoço marcamos de ir na quinta na Casa do Caminho, para ver se instalávamos uma coleta de água da chuva. À tarde ficamos mais em casa, fizemos um minhocário na casa de Joaquim e ficamos por aqui mesmo.

Irmã Assunta e nós


Na quinta saímos cedo de casa, pusemos para revelar umas fotos, compramos um porta CD´s para nossos CD´s de arquivos, colocamos umas cartas no correio (uma papelada de informações, que já estava ficando pesada!) e fomos para a Casa do Caminho. Esta casa é um lugar que recebe as pessoas, sem fins lucrativos, lá eles curam as pessoas através de artes milenares como o Jin Shin Jitsu, o Heiki, plantas medicinais, xaropes milagrosos, massagens e muito mais. Eles também recebem pessoas que precisam levar injeções e não têm quem aplique e fazem mais um monte de coisas boas.

Lá existe um jardim enorme, que na época das secas precisa ser regado, eles tem um minhocário e um poço de 13m de profundidade e que por essa época do ano está seco. Na minha opinião todas as casas deviam ter seu próprio coletor de água da chuva, para que se tenha água o ano todo. Depois de uma volta pelo lugar almoçamos e começamos a preparar o lugar para fazer a coleta. Eles já possuíam um cano que escoava para a rua a água de cerca de 100m2 de telhado. Bem, bastariam 10mm de chuva (que é pouca chuva) para encher uma caixa de 1000l (não é impressionante???). E começamos, serramos o cano, fizemos a base para a caixa d'água, desenhamos um esqueminha para a coleta da água no minhocário (iriam depois chamar obreiro para fazer esse serviço) e esperamos o resto do material.... e esperamos mais um pouco, tomamos o cafezinho da tarde e esperamos mais um pouco, até que chegou o material.


Chuva que cai.... é água coletada!

Daí sim pudemos realmente começar a construir a coleta. Foi um cola cano, alarga cano, direciona cano e a gente nem tinha terminado e veio a chuva, uma chuvinha de nada e saía uma torrente de água do cano de coleta, lindo de ver (pena que a foto que tirei o grosso da chuva já tinha passado), foi uma correria também, a gente tinha acabado de passar cola no cano e a água impedia de que a gente continuasse o trabalho. Passada a chuva, faltava muito pouco para terminar o trabalho, fizemos os buracos na caixa (à luz de velas), engatamos o cano de coleta e Seu Jaca ficou de terminar o ladrão, já estava muito escuro para continuar. Sei que ficou lindo de ver mesmo!! Saímos de lá cansados, mas felizes por poder ajudar desse jeito. Vejam só, uma coisa tão simples.

Sistema praticamente pronto

Hehehehe, era para ficarmos uns dois ou três dias aqui em Pelotas e hoje já completa uma semana! Que doidera, as coisas vão acontecendo e a gente vai ficando. Agora estamos querendo ir amanhã MESMO!!! Não vamos iniciar mais nada... hehehe se não a gente não sai mais daqui :P
Ah sim! Mãe, a comunidade Santa Bárbara é em Pelotas.

4 comentários:

Anônimo disse...

estamos com muitas saudades. Dê um abraço na irmã Assunta. É muito dez o que vcs. estam fazendo, que DEUS E JESUS CRISTO abençõe a jornada de vcs.
Telefone e não esqueça de ligar p/ vô e p/ vò. bjs
Mada

Anônimo disse...

Uhu!!!
Ow Cleverson... tu não vai escrever aqui não mermão??? Larga mão de ser morgado rapaz! rs
Cara... o napoleão comeu o livro de Perma bixo!!! ahá... te peguei... na verdade fui eu que taquei fogo nele... ahá... te peguei de novo... :D
Abraços pra vcs! E muita Luz no caminho!
PS: Dé, passa os recado pro Cleverson! ;)

Anônimo disse...

Ass Careca né!

Anônimo disse...

e aê duplinha.
li o bilhete que vcs deixaram, quando cheguei em casa e nao vi a barraquinha, nem a cachorra nem as bicicletas, nem vcs...
o minhoqueiro vai ficar legal, to caprichando no acabamento.
a composteira vai sair no outro lado do pátio, embaixo de uma aroeira.
mãe da débora: a comunidade santa bárbara é aqui em pelotas, e o joaquim sou eu!
noticia p vcs, eu vou me casar com a christina em junho.
quem sabe percorreremos outro trecho juntos, com cachorros, gatos, papagaios e oito filhos. dependurados hohohooh.
lhes desejo bons tempos.
bons tempos.
bons tempos.
foi um prazer conhecew-los.
hay que cambiar las cosas, hay que cambiar. o mundo vai mal das pernas, ainda que todos estejamos felizes. é necessária uma transformação profunda no modo como vivemos. é necessário usar bicicletas p se locomover e ensinar a viver em harmonia com a natureza. vcs já são e serão espelho p muita gente, isto é uma grande honra, uma grande tarefa e tbm uma grande responsabilidade. por isso mais uma vez lhes desejo bons tempos.
bons tempos.
bons tempos.
uma forte abraço do joaquim antonio, que segue queimando tudo até a ultima ponta.