23/06/2007

Olá gente amiga! Para iniciar este post queremos retificar algumas coisas que falamos no último. É real que a gente quase saiu com uma má impressão daqui, mas quando o povo que estava no Congresso voltou tudo mudou, o acampamento ficou de cara e espirito novo. Logo na primeira reunião foi colocado como urgência o coletivo para ser feito o banheiro seco. Dito e feito! já na segunda-feira tinha bastante gente arrancando tábuas, dando pregos, emprestando, dando força, idéias, tanto que logo já se via a estrutura do banheiro saindo. Teve coletivo para ajudar a levantar os barracos dos companheiros fizemos uma estrutura para a composteira, apenas a juventude que continua distante, apática.



A composteira


Banheiro seco sendo construído


O banheiro seco ficou lindo! Tivemos que improvisar algumas coisas, mas saiu tudo nos conformes. Ficamos muito felizes mesmo! Agora só falta a porta, que vai ser de bambu.


Agora só falta a porta para ser usado


Durante a semana fomos informados que a ong SPVS fez uma acusação para a imprensa (jornal Estadão de SP) de que os acampados daqui estavam retirando recursos da mata, sendo que aqui é uma APA. Essa acusação, pelo que vimos nessas duas semanas, é FALSA!! Foi chamado o Estadão para ir até o acampamento verificar a situação, porém não apareceu ninguém... por que será?!? O que vimos foi justamente o oposto, uma área degradada sendo recuperada, o mesmo vale para a mata ciliar. Estão recuperando a área com plantação de mudas nativas, além de deixar a própria natureza se recuperar do enorme estrago que os antigos búfalos fizeram ao local. A SPVS deveria mostrar onde está a degradação feita pelos acampados. Acusar é muito fácil, agora, provar....

Nas últimas 3 noites estivemos fazendo ronda, pois estava tendo fluxo de carros na madrugada, o que indicava a ação de palmiteiros. Muito suspeito foi que nas 3 noites que fizemos ronda não passou nenhum carro.

Ontem (sexta) veio um pessoal da UFPR Litoral aqui, eles desenvolvem m projeto junto ao acampamento do MST, doaram mudas árvores frutíferas e livros, ficaram interessados no banheiro seco e também em saber mais da vivência que estamos tendo aqui, pois esses dias que passamos no acampamento tivemos uma imersão profunda no dia a dia dos acampados, presenciamos sua força, ouvimos suas dores, entendemos suas dificuldades e vimos de perto alguns de seus conflitos.


Nós com o pessoal da UFPR Litoral e os acampados


Ontem também demos uma volta até os limites da fazenda acupada. E que volta! Andamos num local de mais pura e nativa Mata Atlântica, com árvores gigantes, um lugar realmente lindo! e em cima da montanha o limite do terreno e o visual majestoso. Lá de cima vimos a imensa disparidade existente entre as áreas das fazendas. A fazenda ocupada tem 120 alqueires (em torno de 288 hectares) sendo que cada família possui uma área de 0,4 hect para plantar. A fazenda vizinha possui em torno de 540 hect, para criação de bufalos! Será que está havendo um uso racional da terra? Será que este uso cumpre a função social da terra? Também soubemos que apesar dos acampados plantarem, está havendo déficit nutricional. Há pouca qualidade nos alimentos ingeridos e isso acarreta problemas de desenvolvimento para as crianças, principalmente. Há uma imensa batalha a ser travada contra estes problemas, e o pessoal da UFPR Litoral tem potencial para trabalhar neste sentido.


Visual da região da fazenda ocupada


Uma das árvores do local


Estamos vendo ainda quanto tempo vamos ficar aqui, como e se vamos para o ENCA mais um monte de planos....

Finalmente, vimos que apesar das imensas dificuldades, estas pessoas ainda tem força e esperança. Vontade de mudar a situação em que se encontram, apesar do sistema social brasileiro lhes dizerem "não". Junto com eles aprendemos a valorizar cada conquista, que as vezes nos parece pequena, mas na realidade é uma imensa vitória contra o sistema opressivo em que se encontram. Esperamos poder encontrar e desenvolver outros trabalhos com este movimento, que é digno e está a cada dia buscando, com todas as suas forças, o reconhecimento de seus direitos de CIDADÃOS.

15 comentários:

Anônimo disse...

Déborah e Ramones!
então, não sei se é aberto, mas vai rolar um encontro de agricultores da rede Ecovida na Lapa dias 16, 17 e 18, e o Sandaia Rastada foi convidado pra tocar na programação cultural, e também participar de todo o evento.
Dêem uma olhada no site, vejam se vale a pena pra vocês, se é legal, ou se já sairia muito de suas rotas...

http://www.ecovida.org.br/arquivos/328.doc

beijos e um agrado na lara

FER GURGEL

Unknown disse...

Olá meus queridos amigos...estarei indo pro acampamento aí nesse fim de semana, e ficaria muitíssimo feliz se conseguisse encontrar com vcs...estou recebendo muitos elogios do trabalho de vcs...e não tenho dúvidas que irão contribuir e muito por onde passarem...
E qto ao encontro da Rede Ecovida que sitam aí a cima, antes dele teremos a 6ª Jornada de Agreocologia de 11 a 14 de julho na UNIOESTE em Cascavel...
Sei q fica completamete fora do Litoral, mas será um espaço incrível para fazerem uma oficina sobre o projeto de vcs, e ainda fazerem altos contatos.
Se tiverem interesse, teremos como viabilizar transporte, alojamento e alimentação e ainda é claro o espaço para a divulgação do trabalho de vcs e dos projetos...
Fica a critério de vcs decidirem se querem participar...será um grande momento de discução em torno da agroecologia e seus infinitos eixos de formação...mando o folder com a programação no e-mail de vcs...e me dÊem notícias se estarão aí no fim de semana q daí poderemos conversar melhor....beijosssssssss

512 Espaço Cultural disse...

E ai pessoal! Quanto tempo - espero que ainda lembrem de nós (Guilherme e Cris - Porto Alegre)! Desculpem nossa falta, mas estamos sempre acompanhando vocês... só não nos manisfestamos! Olha só, a matéria sobre a viagem de vocês não entrou nessa última edição da Revista ODilúvio, mas já estou escrevendo o texto para a próxima edição da revista. Terminei de editar o vídeo com voces hoje e já postei no youtube. O link é esse http://www.youtube.com/watch?v=xxPqC0xJbHU
Aproveita e dá uma olhada nesse outro video que fizemos com o Tcheli sobre a Cachaça Chica, muito legal. O link é http://www.youtube.com/watch?v=VYvcachnWIs
E olha só, o site da Chica ficou errado naquele post sobre a gente, o certo é www.chicachaca.com - se puderem arrumar e colocar o site na coluna de amigos, ficamos por demais agradecidos! Poxa, quanta coisa que vcs estão vivendo hein?!!! Estamos muito feliz por tudo. Desejamos bons ventos e boas energias... nos falamos!
bjos e abraços!

Anônimo disse...

OLá... mamãe esta melhor.... tenha umas coisas p/ te falar, mas não pode ser aqui. Fique sem grilos, não é nada sério,é até cômico mas não posso deixar postado aqui ( por vc.).
"O mundo é mesmo um ovo"
Vou ver minha mãe....
bjsssss: Mada

Anônimo disse...

DAE CHARÁ... FIRMEZA?
ENTÃO AKI É O "OUTRO"
to aki só pra falar que tenho acompanhado algumas vezes suas histórias. fico tendo idéias aki.. foda, muito massa....
abraçoss a vcs e se cuidem.

Unknown disse...

amigos...visitei o acampamento sábado e vi alguns dos trabalhos de vcs...muito legal mesmo..
olha só..pensaram sobre a jornada?
vc teriam muita coisa legal para expor lá...veja aí se estão afim de dar essa desviada...entregamos vcs no litoral novamente..tentei ligar pra vcs..mas não deu..
Beijos e me dêem retorno..
jake

Anônimo disse...

Galera, estive com Deborah e Cleverson na comunidade Rio Verde em Guaraquecaba. Acho que eles ficarao la ate o ENCA, 21-31/jul.
Heraldo

Anônimo disse...

E ai pessoal, olha só...a matéria vai sair na proxima edição do Diluvio... preciso que vcs escolham umas 5 fotos com boa resolução e mandem para o meu mail... guicarlin@yahoo.com.br ... ah, e não esqueçam de comentar (e postar!) o video que fiz... valeu!
abraços

Guilherme
www.chicachaca.com

Anônimo disse...

Oiee... ei traira..hehe... colocou outro video no youtube???... ei ja ta o que eu fiz... beijokas
Lidia

Politicas Publicas Ambientais disse...

Caros colegas,
Como era de se esperar, o trabalho de vocês está sendo muito elogiado aqui na UFPR Litoral. Foi uma grata coincidência encontrá-los no acampamento e ao mesmo tempo empolgante ver a determinação que vocês demonstram com os objetivos traçados. Gostaria imensamente de manter contato com vocês e agradecer, em nome da UFPR Litoral, pela contribuição importante deste trabalho com as comunidades do litoral brasileiro. Em especial, espero muito que vocês retornem num futuro próximo ao acampamento José Lutzenberger para ver os frutos do trabalho que a Universidade já começa a desempenhar junto com estas famílias. Vocês serão sempre bem-vindos!
Um grande abraço e muito sucesso nessa fantástica aventura!
Prof. Renato
UFPR Litoral

Anônimo disse...

oi... estou aqui em Goiânia.
A vò esta melhor...
bjs.

Anônimo disse...

E ai Cleverson e Deborah!
Olha só, ontem fizemos mais uma reunião do conselho editorial da revista e o que me passaram foi o seguinte... essa sessão de aventuras, via de regra, é escrita pelos próprios aventureiros, pois assim temos um relato mais fiel da viagem/aventura vivida. Então, peço a vocês que tirem um tempinho para escrever um resumo básico do projeto de vocês junto com alguns relatos das experiências mais emocionantes. Só precisam ser um pouco objetivos, pois a sessão possui apenas duas páginas divididas entre texto e fotos. O prazo para a entrega do texto ficou pro dia 10 agosto, ou seja, temos ainda um mês pela frente. Mas seria importante vcs já encaminharem alguma coisa, como as fotos por exemplo.
Espero que esteja tudo bem com vocês e que tudo se realize!!!
Abração,

Guilherme
guicarlin@yahoo.com.br
www.odiluvio.com.br
www.chicachaca.com

Anônimo disse...

Malaco!!!
E ae meu Irmão! como estão as coisas??? Aqui, estou na correria de sempre... fazendo uma migração de domínio ENORME o que tem gerado MUITO trabalho...
Esses dias pensei muito em vcs e mandei muita "good vibratons" daquele jeito que falei pra vcs ;D
Quando puder escreva bixo!
Abraços
Careca

Anônimo disse...

dae galerinha, ta todo mundo legal aí? li o blog desde o dia q fomos visitar vcs la em shangri-la. eu achei q vcs ja tavam la pra cima, mas pelo jeito ainda estão passando frio aqui. vcs estão ajudando uma galera, fiquei feliz de ver isso, fiquei feliz tbm de ler na ultima postagem q o pessoal do acampamento se mobilizou, pena q justamente a moçada mais nova é q ta devagar, mas é isso aí galera, ânimo e rumo sempre pra cima!!

ia quase me esquecendo. o ramones me pediu pra eu ver o diploma dele, a ro disse q vc mandou pra apostilar ( é isso mesmo? )e ainda nao voltou, daqui uns tempos eu volto la.
bjao pros tres.
cris

Unknown disse...

ola debora.
aqui vai meu email
malubello7@hotmail.com
me manda a foto,ficou muito show..
adorei conhece-los..
beijao se cuida
boa sorte nessa sua longa jornada..
fica com deus