02/04/2007

Um visual durante o pôr do sol na praia do Cassino

Bem pessoal, novamente houve uma mudança de narrador, aquela que vos fala agora é a Deborah e como foi verificada uma certa insatisfação no meu português improvisado o Cleverson estará sempre ao meu lado fazendo eventuais correções.

Hoje foi dada a palestra no NEMA, nada muito sofisticado, apenas fotos mostrando as possíveis soluções para os eventuais problemas de cada comunidade. Demos ênfase na falta de água, facilmente resolvida pela coleta da água da chuva, no problema com o esgoto, sugerindo a construção de banheiros secos e também o problema do lixo, sugerindo a construção de composteiras e centros de reciclagem.

Na verdade não é só isso, pois cada lugar é um caso a ser estudado separadaente, mas no geral são essas as possíveis soluções. Ao final da palestra/conversa foi proposto que as pessoas sugerissem onde e o que era preciso ser construído e hoje já foram marcados 3 mutirões; na sexta na casa do Luís um jardineiro que produz húmus e quer fazer um telhado e uma coleta da água da chuva, no sábado na casa do Rodrigo que quer fazer canteiros instantâneos e uma coleta de água também e na segunda novamente na chácara do Tomás, agora para construir um banheiro seco.

A palestra

Foi muito legal, as pessoas ficaram interessados nas tecnologias, não torceram tanto o nariz para a idéia do banheiro seco (que geralmente é o mais difícil de ser aceito). Participaram bastante perguntando e sugerindo novas idéias, inclusive surgiu uma idéia muito boa para se livrar dos restos de papel higiênico! O único porém é que não foram muitas pessoas, o que já era de fato esperado.

Amanhã eu vou dar uma oficina de velas de areia para as mulheres da Barra, que é uma comunidade que tem aqui por perto. Promete ser bem produtivo, pois o NEMA já tem um trabalho com papel reciclado com essas mulheres.

2 comentários:

Anônimo disse...

Pelo menos notícias né! :D
Sinto orgulho de ter amigos como vcs :):):)
Muita luz na caminhada!
Abraços
Careca

Anônimo disse...

A cada dia que passa sinto orgulho de vcs.
... E pensar que te careei 9 meses na barriga... ahahahhahah .
NÃO ESQUEÇA DE LIGAR P/ VÒ, td. dia dia ela pergunta de vc.
bjs.
QUE A MÃO DO SENHOR JESUS ESTEJA COM VCS. .E OS AJOS DO SENHOR DEUS OS guarde a cada instante.
Mada